ETEC  PROFESSOR HORÁCIO AUGUSTO DA SILVEIRA

Código: 064

Município:SÃO PAULO

Eixo Tecnológico:GESTAO DE NEGÓCIOS

Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Qualificação: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

Módulo:1º

Componente Curricular: GESTÃO EMPRESARIAL I

C.H. Semanal: 5, 0

Professor:ELIENE ESTEVES M RONQUI e MARIA INÊS LOBOZAR

 

 

 

 

 

 

 

I – Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular.

PLAEJAM, ORGANIZAM, COORDENAM E OPERACIONALIZAM AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

REALIZAM ATIVIDADES EM RECURSOS HUMANOS

DESENVOLVEM COMPORTAMENTOS ÉTICOS PROFISSIONAIS.

DESENVOLVEM FORMAS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADA AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E AO MERCADO.

ORGANIZAR ROINA DIÁRIA.

PROTOCOLAR DOCUMENTO

ELABORAR DOCUMENTOS ADMINISTRATIVAS E EMITIR DOCUMENTOS DIVERSOS

CONFERIR DOCUMENTOS E ACOMPANHAR VALIDADE DE DOCUMENTOS LEGAIS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


II – Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular

Componente Curricular:       GESTÃO EMPRESARIAL I     Módulo:  1º

 

 

Competências

 

Habilidades

 

 

Bases Tecnológicas

01

02

03

04

05

Identificar e analisar as teorias administrativas do século XX. .

Contextualizar as teorias administrativas de acordo com os ambientes empresariais.

 Avaliar e definir as estratégias administrativas.

. Identificar o estágio atual e perspectivas futuras das teorias administrativas.

Identificar características da escola

01

02

03

04

05

Interpretar e caracterizar as teorias administrativas.

. Identificar as teorias administrativas de acordo com os ambientes empresariais.

. Reconhecer estratégias administrativas e executar as implementações.

. Incorporar e aplicar as teorias da administração de acordo com perspectivas e necessidades.

. Aplicar os conceitos de qualidade na gestão administrativa e empresarial

01

02

03

04

05

06

Teorias administrativas do século XX princípios e conceitos

História da administração e revolução industrial

O estudo das teorias de administração: Taylor, Fayol, Weber, Mayo, Ford, Maslow, Teoria Estruturalista, Teoria Sistêmica,

 Teoria Contingencial, Teoria Neoclássica

A evolução das teorias administrativas versus a evolução do ambiente

Estágio atual e perspectivas futuras das teorias administrativas

Escola Japonesa e conceitos de qualidade

 


III – Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento

Componente Curricular:   GESTÃO EMPRESARIAL    I         Módulo:  1ª

Habilidade

Bases Tecnológicas

Procedimentos Didáticos

Cronograma / Dia e Mês

Interpretar e caracterizar a hierarquia administratuva.

Teorias administrativas do século XX princípios e conceitos

Exercícios práticos em sala, trabalho individual 

Data Show

Estudo de Caso  

07/02/11 a 14.03.11

Identificar as teorias administrativas de acordo com os ambientes empresarias

História da administração e revolução industrial

Aulas expositivas com exercícios práticos

Data Show

Trabalho em grupo

Estudo de Caso

Filme de FORD

21.03 a 11.04.11

Reconhecer estratégias administrativas e executar as implementações

O estudo das teorias de administração: Taylor, Fayol, Weber, Myo, Ford, Maslow.

Teoria Estruturista, Teoria Sistemica, Teoria contingencial, Teoria Neoclássica.

Resolução de exercícios

Trabalhos em grupo com data show

Estudo de Caso

Recuperação

18.04.11 a 16.05.11

Incorporar e aplicar as teorias da administração de acordo com perspectivas e necessidades

A evolução das teorias

Administrativas versus a evolução do ambiente.

Aulas expositivas

Exercícios  práticos

Avaliação

Data Show

Pesquisa de campo

Estudo de caso

Recuperação

23.05.11 a 13.06.11

Aplicar os conceitos de qualidade na gestão administrativa e empresarial.

Estágio atual e perspectivas futuras das terias administrativas.

Escola Japonesa e conceitos de qualidade

Aula expositiva

Exercícios práticos

Data Show

Trabalho em grupo com apresentação

Avaliação

Recuperação

20.06.11 a 04.07.11

 

 

IV – Procedimentos de Avaliação

Componente Curricular:   GESTAO EMPRESARIAL I                 Módulo: I

Competência

 (por extenso)

Indicadores de Domínio

Instrumentos de Avaliação

Critérios de Desempenho

Evidências de Desempenho

Identificar e analisar as teorias administrativas do século XX. .

Contextualizar as teorias administrativas de acordo com os ambientes empresariais.

 Avaliar e definir as estratégias administrativas.

. Identificar o estágio atual e perspectivas futuras das teorias administrativas.

Identificar características da escola

Interagir os conceitos e teorias da Evolução Humana com os Direitos e Deveres atuais no intuito de estimular o desenvolvimento organizacional.

Trabalho em grupo

Avaliaçaõ escrita e individual

Estudo de Caso

Avaliação de projetos

Observação direta

 Leitura do livro:

O MONGE E O EXECUTIVO

Utilização dos Conceitos: MB,B, R e I.

- Pontualidade na entrega de atividades.

- Participação e Interação nas Aulas Expositivas.

Extrair da teoria necessária dada, para a

Iniciativa nas atividades desenvolvidas.

Assimilação nas Aulas Expositivas.

Participação e Interação em todos os momentos em que é solicitado. Resultado positivo nos conceitos atribuídos.

 


V – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

Filme: A vida empresarial de Ford

Data Show

Estudo de caso e textos

Projeto leitor: O MONGE E O EXECUTIVO

Material de Philip Kotler –Adm de Mkt- Ed. Pearson

Material de Gervásio Franzoni – OTC – FTD

Material de Sebastião Guimarães – OTC – Editora Ática

Material deGunter Wilhelm Uhlmann – Administração - FTD

 

VI – Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela  (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem)

Revisão de conteúdos, trabalhos individuais extra, Seminários e avaliação,

 

VII– Identificação:

Nomes das professoras: ELIENE E.M.G. RONQUI e MARIA INÊS LOBOZAR.

Assinatura:                                                                                        Data:06.02.2011

 

VIII – Parecer do Coordenador de Área: o Plano de Trabalho Docente está de acordo com o Plano de Curso e está coadunado com o que estabelece o componente curricular.

Nome do coordenador(a): Élbio Tomás de Oliveira

Assinatura:                                                                                        Data:  15/02/2011